A quebra da quarta parede em diversas obras: desde Machado de Assis ao anime Saiki Kusuo no Psi-nan

Depois de assistir o anime Saiki Kusuo no Psi-Nan (2018-) eu comecei a refletir sobre a consciência de personagens ficcionais de que fazem parte de ficção, histórias, assim, estes começam interagir com os telespectadores ou leitores, em caso de livros. 


Afinal o que é quebra da quarta parede?

Acontece quando um personagem se comunica com nós que estamos o assistindo, ou lendo a obra a qual faz parte. Remete aos teatros antigos quando existia três paredes no palco, a esquerda, a direita e aquela que ficava atrás das atrizes ou atores. A quarta seria uma parede invisível que separava o público da ficção que se desenrolava. Portanto, a quebra dessa parede, nos traz, de certa maneira, para dentro da história. 

 

Brás Cubas em Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) de Machado de Assis, no século XIX já conversava com o leitor, tendo plena noção de que seria lido, afinal escrevia após sua morte. A ironia e o sarcasmo surgem a pleno valor, desde a dedicatória, exatamente por essa despreocupação do personagem. Já morto não há mais preocupação de que seja julgado ou punido por sua vida. Vida medíocre de aristocrata, enfatizada pelo escritor carioca. E sabemos que a ironia é parte constituinte da produção literária de Machado. 



(Fotografias da edição em ebook do clássico. Edições Câmara, 2018). 

Dedicatória a ninguém, vida sem vínculos ou laços de Brás Cubas

"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas". 

 

Essa termo " Quebra da Quarta parede" se popularizou para análises de filmes ou produções cinematográficas/audiovisuais, mas fica claro que é uma recurso utilizado há muito tempo. 

Muito antes de existir essa concepção em séries e filmes como Fleabag ou Deadpool, escritores como Machado brincavam com as estruturas do gênero Romance, lá no ápice do Realismo. Essa é uma das razões para que o autor brasileiro ainda seja tão cultuado e estudado contemporaneamente. 

E no caso do anime Saiki Kusuo no Psi-nan, aparece com proeminência esse aspecto e elemento. É também neste figura principal e basilar, transformando a atmosfera em riso ao marcar falas e personagens clichês, por exemplo. Aliás, vale salientar que é uma animação de comédia, por isso a utilização dessa quebra torna tudo muito absurdo e excêntrico.


Resumo do mangá e anime: 


Informações da internet:


Saiki Kusuo no Psi-nan ou A vida desastrosa de Kusuo Saiki é uma série de mangá escrita e ilustrada por Shūichi Asō. A série passou a ser publicada na Weekly Shōnen Jump a partir de maio de 2012. Uma adaptação em anime criada pela J.C.Staff e EGG FIRM foi ao ar no dia 4 de julho de 2016.

(Imagem da internet)


Meu olhar:

Esse é um dos animes de comédia que mais quebra a quarta parede por ter os atributos ditos anteriormente: críticas ao clichês de animações através de personagens estilizados ou superficiais. Comecei a assistir sem muitas pretensões e acabei rindo muito das desventuras do paranormal Saiki em um mundo de pessoas normais, diferentemente dele. O protagonista a qual dá o título da animação, é provavelmente o personagem mais poderoso e forte dos animes. Quase um Deus. Ele possui diversos poderes que explica a nós durante os episódios, tecendo brincadeiras sobre algumas manipulações mentais que também realizou em todos nós. 

A adaptação continua até a atualidade (inclusive essa adaptação assusta Saiki, porque ele está cansado de lidar com os problemas de seus amigos/suas amigas, como mundiais), embora não possua uma das melhores animações (não existe tanta fluidez e os quadros são muito estáticos), porém vale a pena conferir as brincadeiras com a realidade e a referência a outros animes como Gintama - um que preciso me aventurar em breve. Essa brincadeira e relação a outras obras é o que me chamou mais a atenção e me engendrou. Como sabem, amo obras (literárias e não literárias) que conversam com outras. 


E aí, vamos conversar?



(Imagem da internet. Pinterest, 2021)



Comentários

Postagens mais visitadas