Países que quero visitar: Romênia e a fascinação pelo mistério e lendas locais
Olá! Tudo bem?
Decidi retornar com um quadro anterior do blog. Em meados de 2014 eu escrevia curiosidades dos países com as quais eu sonhava visitar, passeiar e conhecer sua história a partir do contato com o seus habitantes e seus solos.
Se não lembram ou se não sabem, eu já escrevi sobre o Japão e sobre a Alemanha aqui (preciso montar novos itinerários, está pobre haha). Muito mudou desde lá, seis anos atrás, enquanto eu revisitava a mim mesma e ao meu estado, o Ceará, contudo a vontade de desbravar o mundo, descobrindo novas pessoas e novas culturas nunca acabou. Esse foi um dos motivos para eu entrar em um curso de inglês e estudar durante três anos e meio...
E repensando novamente, ressuscitei esse quadro e hoje trago um país a qual a língua é originada também do latim, tal como o nosso português brasileiro e do português de Portugal, claro. Separo os dois porque se observarmos são bem diferentes e apresentam suas próprias variedades - não sou inovadora, sei de sociolinguisticas que já realizaram a divisão, Marcos Bagno é exemplo.
(Bandeira da Romênia)
Romênia (ou Romania em inglês)
Recomendo o site (está em inglês e caso precisem traduzir, imagino que exista a opção):
-País localizado no sudoeste da Europa e por isso, a língua com origem diferente causa fascínio para muitos estudiosos e linguistas;
-Conhecido pelas lendas locais que se espalharam mundialmente: Vlad Tepes, motivação de Bram Stocker para a escrita de Drácula (1897);
- Transilvânia se tornou ponto importante do turismo para o país, graças às tais lendas como também por conta dos castelos e igrejas fortificadas, datadas ainda da época medieval, com destaque para o Castelo de Bran.
-Vlad III, o empalador, inspiração para as lendas e para o surgimento da figura marcante de horror, gótica, Drácula. Vlad foi um imperador muito temido do século XV de Wallachia.
- O Castelo do Drácula ou Castelo de Bran, conhecido mundialmente e visitado constantemente por turistas do mundo inteiro. Vocês conseguem perceber como a literatura tem o poder cultural de chegar até nós, em pleno século XXI, causando comoção e fascinação?
(Mapa da Romênia)
Fatos
Capital: Bucharest
População: 21,4 milhões
Principal linguagem: Romeno
Religião princial: Christianity.
(Moeda utilizada pelo país)
(Árvore genealógica da família do latim vulgar).
Vocês podem observar que originamos da mesma língua, o latim chamado de vulgar pois era o falado pelos povos, comerciantes e soldados que aprendiam, sabiam e se apropriavam do latim - língua dos romanos - da forma que podiam, afinal não tinham acesso aos textos e ao 'latim culto' contido em textos de filósofos ou religiosos. Porém ainda que com a mesma origem é óbvio que apresentamos diferenças. A ramificação da qual o português se originou foi outra depois de certo momento - itálico ocidental, segundo essa árvore resumida.
Mudanças linguísticas ocorreram e ocorrem por elementos históricos, sociais, contextuais, econômicos e culturais.
(Capa da adaptação para o cinema de Drácula por Francis Ford Coppola de 1992)
FIM
Que tal viajar e descobrir a vida antiga que pulsa ainda por lá? Parece o país ideal para descobrir o antigo e o novo que nos atormenta e atrai. E eu como encantada por romances e histórias de vampiros, não poderia pensar diferente. Quem sabe um dia, não é?
Por agora, podemos ao menos viajar sem sair de casa através de um bom livro, não acham? Já leram Drácula? Se não, embarquem.
Em breve trarei a resenha de um livro que serviu de base para o clássico de Bram Stocker. Aguardem.
Comentários
Postar um comentário