Apresentação: sejam bem-vindos ao intelectualismo; penso, logo existo

Bom, primeiramente: olá, me chamo Thalya, tenho 18 anos e está postagem é para compartilhar minhas reflexões e ideias sobre livros, cultura e um pouco de nerdice, lógico.

Tenho residência no Nordeste, mais precisamente Ceará. Por favor, peço que não comece com pré-conceitos sobre mim e sobre as pessoas que são da mesma localidade. Sim, sou nordestina, porém possuo gostos peculiares que com o tempo vocês apreenderam ao longo do tempo- sim, é apreenderam de apreender, não aprenderam de aprender, ok?
Este posta busca apenas informar como este site funciona e sobre o que será tratado nele. Além disso quero derrubar o estereótipo de que nordestino não possui cultura e que a pobreza, fome e desigualdade continuam acentuados aqui. Felizmente, a situação melhorou, contudo há muito o que mudar e é para isso que apresentarei em pequenas doses neste blog sobre a verdadeira face do meu lugar e fazé-los refletir sobre a situação do Brasil que poucos conhecem.

Sobre o intelectualismo: penso, logo existo

Penso, logo existo é uma famosa frase do filósofo e matemático René Descartes. O título é uma homenagem a não somente a contribuição deste importante pensador, mas também, a todos os que contribuíram em diferentes esferas da humanidade e fizeram pessoas laicas conhecerem o mundo que nos rodeia.
Pensadores como: Galileu Galilei, Sócrates, Aristóteles, Newton, Arquimedes, Corpénico, Albert Einstein, Hipácia, Carl Sagan, Kepler, Hipócrates e tantos outros que a história não esquecerá. E claro, não se pode esquecer dos grandes escritores que, afinal, também são pensadores: Machados de Assis, Clarice Lispector, Manuel Bandeira, William Shakespeare, Homero, Hesíodo, Ernest Hemingway, Carlos Drumond de Andrade, Fernando Pessoa, Jorge Amado, Liev Tólstoi, Guimarães Rosa, Monteiro Lobato, Fiódor Dostoiévski, Cecilia Meireles, Oswald de Andrade, Oscar Wilde, Franz Kafka, Castro Alves, Rachel de Queiroz, Jane Austen, Victor Hugo, F. Scott Fitzgerald, Gabriel García Márquez, Lord Byron, Álvares de Azevedo, Georde Orwell, Graciliano Ramos e tantos outros que tiveram a coragem de ou narrar a história de um povo, ou entrar no seu íntimo e encarar a si mesmo e as pessoas, como em um espelho.
Talvez eu tenha sido parcial na escolha de que nomes citar neste post, entretanto aqui foi um tipo de alusão a exemplos, não uma lista com todos os escritores que existiram na face terra. E sendo sincera, alguns ainda não li, no entanto vejo que são bem recomendados, conhecidos e traduzidos em diversos idiomas, logo pode-se supor que são bons no que fazem ou fizeram.
Vocês puderam notar que busquei balancear com escritores brasileiros e internacionais, além de diversas nacionalidades? A partir dessa constatação, podem perceber o que  quadro "Penso, logo existo" buscará? Se não, em próximos posts descobrirão.

E agora...

Um vídeo do canal que fiz com um amigo que também participa das postagens deste blog. Denominamos o canal como Apoteose do Conhecimento, onde compartilharemos sobre todo tipo de conhecimento.
Obs: não prestem atenção à má qualidade do vídeo, por favor.



Muito obrigada.

 Beijos, my dears, mein lieber.

Comentários

Postagens mais visitadas