Resenha-opinião sobre As Peças Infernais + Escrita de Cassandra Clare

Olá my dears, mein lieber. Tudo bem?
Faz muito tempo - ou seria pouco, ah, é relativo - que não posto nada no blog, mas há uma semana tinha planejado escrever sobre a leitura de As Peças Infernais, contudo só hoje consegui postar.

As razões incluem motivos pessoais. Minha vida anda corrida e ocupada com os estudos, por essa razão não pude vir antes, porém o que importa é o agora, no acham? Então, apreciem minha opinião sobre a prazerosa leitura dessa série.


Obs: Alerta de Spoilers no resumos da três obras, caso você ainda não tenha lido nenhum livro da série. Indico que pule essa parte e vá diretamente para minha Resenha-opinião.

Resumo de Anjo Mecânico

Anjo Mecânico - Anjo mecânico apresenta o mundo que deu origem à série Os Instrumentos Mortais, sucesso de Cassandra Clare. Nesse primeiro volume, que se passa na Londres vitoriana, a protagonista Tessa Gray conhece o mundo dos Caçadores de Sombras quando precisa se mudar de Nova York para a Inglaterra depois da morte da tia. Quando chega para encontrar o irmão Nathaniel, seu único parente vivo, ela descobrirá que é dona de um poder que capaz de despertar uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das forças do submundo.

Book trailer




Resumo de Príncipe Mecânico

Tessa Gray não está sonhando. Nada do que aconteceu desde que saiu de Nova York para Londres — ser sequestrada pelas Irmãs Sombrias, perseguida por um exército mecânico, ser traída pelo próprio irmão e se apaixonar pela pessoa errada — não foi fruto de sua imaginação. Mas talvez Tessa Gray, como ela mesma se reconhece, nem sequer exista. O Magistrado garante que ela não passa de uma invenção. Para entender o próprio passado e ter alguma chance de projetar seu futuro, primeiro Tessa precisa entender quem criou Axel Mortmain, também conhecido como Príncipe Mecânico.

Book Trailer




Obs: procurei postar o vídeo diretamente, mas não o encontrei pelo envio, então, perdão meus caros.


Resumo de Princesa Mecânica

Princesa Mecânica - Continuação de Príncipe mecânico – a série é ambientada no universo dos Caçadores de sombras, também explorado na série Os Instrumentos mortais. A única diferença é que se passa há muito tempo atrás e por envolver o passado e origem dos personagens de IM.
Neste volume, o mistério sobre Tessa Gray e o Magistrado continua. Mas enquanto luta para descobrir mais sobre o próprio passado, a moça se envolve cada vez mais num triângulo amoroso que pode trazer consequências nefastas para ela, seu noivo, seu verdadeiro amor e os habitantes do Submundo.

Book Trailer






“-Sim- Respondeu, a última, a mais simples e a mais importante de todas as palavras.
E Will, que tinha palavras para todas as ocasiões, abriu e fechou a boca, em silêncio, e, em vez de falar, puxou-a para perto de si. O xale caiu na estrada, mas os braços de Will a aqueciam, com a boca quente na dela enquanto ele baixava a cabeça para beijá-la. Tinha gosto de neve e vinho, como inverno e Will em Londres. Tinha a boca suave contra a dela, passava as mãos por seu cabelo derrubando os enfeitos brancos pelos degraus de pedra. Tessa agarrou Will enquanto a neve girava ao redor. Pelas janelas do instituto, era possível ouvir o singelo som da música tocando no salão: o piano, o violoncelo, e sobressaindo-se, como faísas saltando para o céu, as notas doces e alegres do violino.”

Trecho de Princesa Mecânica


Resenha + Opinião

Infelizmente, a versão ebook que li de Princesa Mecânica – baixada grátis - tenha tirado um pouco a satisfação da leitura, mas nada vai tirar a emoção de ler uma das minhas séries preferidas! Sacríficios às vezes tem que ser feitos. Acho que me inspirei na leitura. E não só isso: o sarcasmo também.

É triste dizer adeus a uma estória. O coração do escritor é destroçado, porém um leitor não sofre menos. Embora eu diga que nunca será um adeus. Talvez digamos ou negamos para amenizar ou esquecer a tristeza de não poder ler mais nenhum livro que envolva aquele personagem que tanto adoramos – ou amamos, no caso. No entanto se tratando desta escritora até espero mais surpresas.
A leitura das peças infernais não foi apenas entretenimento, mas um aprendizado. Cassandra Clare sabe mesclar sabedoria nas suas personagens, – talvez a sua sabedoria e experiência adquirida na sua própria existência- amadurecimentos das próprias, ambientar o enredo para a época – historicamente - e lógico escrever com seu coração.
Cassie – como nós fãs, apelidamos – é uma ótima criadora. Além de escrever, ela cria novos mundos que são quase impossíveis de não se apaixonar ou desejar participar. E – acrescentando – por existir tantas criaturas – personagens – é impossível não se vê em algum, ou seja você se identificará com algum personagem, mesmo que só pelo físico – cabelo, corpo- ou até mesmo pela personalidade.
O último livro Princesa Mecânica surpreende com o grande clímax e muitos leitores dizem se tratar do desfecho perfeito – mesmo que quebre corações, como o meu, porque ocorre algumas coisas com o meu personagem preferido William Herondale, que não entrarei em detalhes, porque são spoilers.
Todavia a leitura torna-se prazerosa para qualquer leitor voraz de livros. Por quê?
Primeiramente: duas personagens em especial – Tessa Gray e Will Herondale – são leitores!
Segundo e último: Essas mesmas personagens citam ao longo da trilogia suas leituras!
Razões perfeitas para leitores lerem! Pelo motivo de enriquecimento cultural – você terá a curiosidade de buscar entender e ler sobre as obras citadas. Ou seja, resumindo tudo: Cassandra Clare é genial! Já não bastava a ótima escrita – narração equilibrada, sem muitas falas ou muitas narrações, descrição arquitetural, emocional e a parte física do ambiente, algo formidável! – E ela ainda vem com citações em cada capítulo de obras clássicas e para fechar com chave de ouro: personagens que amam e respiram o mundo das palavras!

“Falaram sobre livros com grande apreço, e sobre como ele os ensinou a amar as leituras também, a respeitar a página escrita, e a admirar as histórias que contavam.”

Trecho de Princesa Mecânica


O desfecho e as descobertas no último livro foram bem descritos e não faltou nada que tivesse de ser dito. E como sempre digo – pelo menos às pessoas que me conhecem – Cassie não deixa de me surpreender e me deixar abismada. Quer dizer, em toda a saga sobre os caçadores de sombras, Cassandra me fez chorar, sorrir, gritar, torcer e shipar pelos casais – uma tarefa até complicada por causa da dúvida do trio: Jem, Will e Tessa. Porém eu prefiro Wessa, por que será? (Risadas)
Com a escrita de Clare todo tipo de emoção surge em mim. Espero que não seja a única que sinta como se ela falasse através de mim. Como se as palavras tocassem a minha alma. Como a música de Jem Carstairs faz na protagonista, Tessa. Todo meu corpo vibra com as suas palavras.Como se ela me tocasse e arrancasse toda a verdade que um dia pensei e senti. Como se sentasse na minha frente e conversasse abertamente sobre meu psicológico. E revelasse coisas que escondi no fundo do meu âmago com chaves e cadeados. Poucos escritores são capazes de tocar o coração dos leitores, apenas os melhores conseguem.
Bom, as minhas palavras dizem pouco do que senti ao ler este livro, mas muitas coisas não podem ser ditas para não destruir ou distorcer os pensamentos.

Sobre a Série Shadowhunters

Acho que nenhum ser humano que participe das redes sociais ainda não saiba dessa série, no é?

Pois bem... Espero ansiosamente pela série Shadowhunters próximo ano e muitas outras obras dessa autora genial. 
Aliás para quem não acompanha as novidades, sugiro o site: http://idris.com.br/  
Lá vocês encontrarão tudo de novo sobre as gravações, atores escalados e muito mais.  
Não quero comentar sobre os pormenores da série, porque não tenho tempo e por outro motivo: outros sites já informam sobre esse assunto.

Vou deixá-los com um teaser que a ABC deixou para matar, nós fãs, de ansiedade.
#QueVenha2016Logo! 
Obs: 2016 é a data prevista para lançamento, mais especificamente janeiro de 2016.



Bye, bye and right, right. E até mais!
Xoxo




Comentários

Postagens mais visitadas