A importância de "alimentar" o cérebro

Olá, my dears, mein lieber.
Surgiu em minha mente postar sobre esse assunto: como alimentar nosso cérebro?
Coloquei alimentar entre aspas, porque não é alimentar da maneira tradicional. Tradicional do tipo com frutas e verduras, ou seja, comida. Sim, caso nos alimentemos de forma equilibrada, reflitirá no trabalho do orgão; reflitirá, que o orgão funcionará melhor. Mas não é sobre isso que vos escrevo. E sim sobre que conhecimentos adquirir, a fim de tornar nossa mente poderosa, O que significa? Um intelecto mais forte, nos transforma em pensadores. Lógico, que muitos tem preguiça de pensar. E em outra ocasião discutirei sobre o que leva uma pessoa a temer ser inteligente e ter cultura.

O que temos que fazer para alimentar nosso cérebro?
Primeiramente, não sei se partirei de uma opinião pessoal, ou de muitos, porém colocarei no sentido abrangente: para educadores e especialistas na educação, a instrução é um importante alimento  de nosso intelecto.
Porque sem conhecimentos estamos cegos; somos como animais. A ignorância nos cega. Muitos filosófos, antigos ou modernos, discutiram sobre esse tipo de ideologia. Não é de hoje que os grandes pensadores pensam sobre a forma como a sociedade deseja formar pessoas sem consciência; pessoas que não pratiquem revoluções e que não saibam de seus direitos.
Karl Marx disse certa vez sobre o sistema capitalista : "O dinheiro é a essência alienada do trabalho e da existência do homem; a essência domina-o e ele adora-a."
E tal como postei no outro post : somos condicionados pela sociedade onde vivemos para não pensar muito, embora às vezes ocorra exceções - eu mesma sou uma!
O condicionamento da sociedade em que vivemos chama-se na filosofia de Determinismo.

"Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência."

Karl Marx

"A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável."
Jean-Jacques Rousseau

Bom, voltando ao assunto da postagem... A instrução é uma das bases para formar cidadãos cientes. E dentro dela existe os livros, que hoje em dia são disponibilazados gratuitamente. Não existe desculpas para não buscar conhecimento. A internet nos auxilia e muito, mesmo que haja seus lados ruins, entretanto o que não tem?
Sim, alguém pode dizer: "essa garota lê muito, por isso quer favorecer seu lado! Muito convencida!" Não! Não me entendam mal. Eu recomendo livros, porque desejo compartilhar conhecimento. Se eu quisesse me favorecer ou me engradecer, seria egoista e não recomendaria livros! Para começo de conversa, este blog, desde o primeiro texto escrito, foi sobre livros!
Os livros mudaram minha vida. Livros mudam vidas.
Todavia não são só livros, claro. Existe muitos filmes e séries inteligentes. E agora irei indicar algumas obras consideradas intelectuais e que te tornarão alguém racional e perspicaz, aqui está a importância de alimentar o cérebro.

O que alimenta nossos cérebros?


Livros

Neuromancer - Matrix foi baseada nesta obra.




Um hacker renegado, uma samurai das ruas, um fantasma de computador, um terrorista psíquico e um rastafari orbital num thriller sexy, violento e intrigante. De Tóquio a Istambul, das estações espaciais ao não-espaço da realidade virtual, o tenso jogo final da humanidade contra as Inteligências Artificiais…
Evoluindo de Blade Runner e antecipando Matrix, Neuromancer é o primeiro – e ainda hoje o mais famoso – livro de William Gibson. É considerado não só o romance que deu origem ao gênero cyberpunk, mas também o seu melhor representante.


Filmes

Matrix como citei nas dicas anteriores - Neuromancer inspirou muitos filmes, animes e criou o gênero Cyberpunk que se baseia em mundos virtuais e tecnológicos - foi um filme de 1999 que abriu a mente de muita gente para perguntas filosóficas do tipo: Será que vivemos controlados por um sistema? Será que somos manipulados e vemos apenas as 'sombras', tal como na história de Platão, O Mito da Caverna?
Deixo um aviso: se você nunca assistiu, não sabe o que está perdendo.





Séries e documentários

Cosmos por Carl Sagan e a nova Cosmos por Neil Grasse Tyson ( as duas giram em torno do mesmo assunto, apenas modificam por causa da época que foram lançadas; a nova Cosmos foi atualizada)




Filmado ao longo de três anos, em quarenta locais de doze países, o programa Cosmos abriu a janela do Universo a mais de 500 milhões de pessoas. O segredo desta série de treze horas foi o talento de comunicador de Sagan, capaz de desmitificar o que até então fora informação científica inacessível. A versão escrita deste programa continua a ser o livro de divulgação científica mais vendido da história.





Animes

Para acabar com o esteriótipo de que animes são só para crianças - o preconceito surge da ignorância do desconhecido - esses dois animes que assisti são complexos e bem trabalhados.


Ergo Proxy (2006)

Um anime revolucionário e adulto em diversos aspectos. Nele a filosofia e psicologia são comentadas a fundo - principalmente com a Raison d'être no francês ou razão de viver na tradução. Surgindo a todo momentos menções a obras de arte e literatura. Além disso muitos episódios fazem espécies de homenagens à artistas diversos. E com a trilha sonora e desenho que combina perfeitamente com o mundo pós-apocalípitico retratado: Dark; escuro; a ideia de sombrio.
Este anime daria muitas teses de faculdade - roubando a ideia de um blog, risadas.


Resumo:
A história começa numa cidade futurista chamada Romdo, construída para a proteção dos cidadãos após o apocalipse ambiental global. Nesta utopia, humanos e AutoReivs (andróides) coexistem pacificamente num ambiente de total controle. Os Autoreivs são separados em ‘de companhia’ ou ‘Entourage’ dependendo do seu papel.

Uma série de assassinatos cometidos por robôs e AutoReivs descontrolados infectados pelo vírus Cogito (que faz com que eles adquiram consciência de si) começa a ameaçar o delicado equilíbrio da ordem social de Romdo. Nos bastidores, o governo vem conduzindo experimentos secretos com uma misteriosa forma de vida humanoide chamada Proxy. Acredita-se que os Proxies (descritos como Semi-deuses e Imortais) sejam a chave para a sobrevivência da humanidade.






 
X  
 (Pintura que reproduz Ophelia, personagem da obra Hamlet de Shakespeare, e acima uma menção à obra)







Serial Experiments Lain(1998)

Uma animação que poderia ser comparada a um quebra cabeça.
Nele também é muito retratado a filosofia e psicologia. A busca pela identidade - quem eu sou? - e a informática e sua consequência sobre a humanidade - o mundo virtual, Wired como é chamado no anime - são um dos temas principais, porque este é outro anime que daria muitos trabalhos de faculdade - e uma curiosdade: muitos trabalhos já foram baseados nele.

Resumo:
Lain é uma jovem adolescente solitária que desenvolve um fascínio pela informática e pelo Wired após a morte de uma das suas colegas de escola. Um e-mail, enviado por esta após a sua morte, explica que o seu corpo deixou de viver e que ela vive agora no wired.









My dears, estas foram apenas algumas dicas, não entrarei em detalhes - fiquem a vontade para procurar livros com temas diversos - pois deixo com vocês a opção de buscar mais cultura, afinal somos nós mesmos que formamos nossas inteligências. A escolha de evoluir e mudar está com vocês.

Comentários

Postagens mais visitadas