Forma física, corpo perfeito e consumismo

     Olá my dears, mein lieber. Tudo bem? 
Faz algum tempo que eu escrevi no blog, mas hoje vim dar o ar da graça, como dizem. E o post de hoje é sobre a busca pelo corpo perfeito. Eu escrevi uma redação e mandei para correção no site uol educacional, porém infelizmente a minha não foi agraciada pela correção de especialistas. No entanto, isso não quer dizer que ela não serviu, pelo contrário, escrever sobre um tema tão complexo como esse, exige dedicação e afinco ao longo do estudo. 
Então, leitores desejo que aproveitem a postagem e que reflitam sobre o condicionamento que as mídias impõe sobre nós. Espero que meu texto, - um pouco modificado para melhorar a compreensão - tão humildemente escrito, os inspire. Obrigada! 

Admirável Mundo Novo: o condicionamento da sociedade

    Em toda a história da humanidade, a literatura e arte retrata qual era o padrão de beleza da época. Hoje, o padrão é outro. Tira-se do palco principal, as mulheres idealizadas em poemas de Álvares de Azevedo, romances de José de Alencar e coloca-se em seu lugar, a magreza ou então corpos que mais parecem pertencer a bonecas.
 
     A mídia tem difundido ideias diferentes das de décadas passadas. Sua influência chega a alcançar milhares de pessoas em todo mundo que não estando satisfeitos com seu corpo, procuram ajuda para modificá-lo. O problema é que ajuda procurar. A maioria ingênuo ou inconsciente, buscam médicos, esteticistas ou outros especialistas falsos, sem nem ao menos saber uma informação segura sobre eles. Provavelmente acreditando em ofertas milagres que surgem a todo momento como forma de propaganda na internet.
 
     Sabemos que a internet mudou nossa forma de viver. Ela mudou a maneira como os serviços lícitos e ílicitos trabalham. Muitas empresas têm utilizado-a a fim de aumentar o número de clientes e fazer crescer seu negócio. No entanto, muitos serviços desconhecidos ao poder público tem-se aproveitado deste meio de comunicação para persuadir mais gente a utilizar suas atividades para fazer seu corpo ficar igual a tal celebridade.
   
     Será que essa busca irrefreável tem feito vítimas? Sim. Muitas mulheres ou até mesmo homens tem feito cirurgias perigosas, levando-os a traumas irreparáveis ou mesmo até a morte. Mas será que essa ideia de infelicidade com o corpo surgiu de sua própria mente? Ou foi a influência da mídia? Não nascemos com a ideia de corpo perfeito em nossas mentes. Esse tipo de pensamento padrão é incutido em nós. Contudo por quem?
 
   No livro Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley (Brave New World no inglês) é nos apresentado, um mundo em que desde o nascimento as pessoas são programadas ou condicionadas para pensar da maneira que o Estado deseja. Ou seja, diminuindo a ideia central da obra: o meio em que vivemos, determina como pensaremos e como agiremos. Embora o livro trate de uma sociedade distópica ou ficcional, podemos comparar para com a nossa própria. O meio em que vivemos nos influencia, tal como a teoria determinista na filosofia diz.

    Desse modo, o que poderíamos fazer para diminuir o condicionamento das mídias ou conscientizar as pessoas, para que tenham bom senso? Ora, informação e conhecimento são umas das principais armas. A união de pais, professores e comunidade das escolas, podem trabalhar para conscientizar, desde pequenos, que não existe corpo perfeito, entretanto ensinando também que se se desejar mudar o corpo, buscar ajuda especializada. Uma sociedade saudável é construída desde o lugar em que vivemos.




Livro recomendado para leitura(Citado no texto)

Admirável Mundo Novo por Aldous Huxley

Ano 634 d.F. (depois de Ford). O Estado científico totalitário zela por todos. Nascidos de proveta, os seres humanos (pré-condicionados) têm comportamentos (pré-estabelecidos) e ocupam lugares (pré-determinados) na sociedade: os alfa no topo da pirâmide, os ípsilons na base. A droga soma é universalmente distribuída em doses convenientes para os usuários. Família, monogamia, privacidade e pensamento criativo constituem crime.

Os conceitos de "pai" e "mãe" são meramente históricos. Relacionamentos emocionais intensos ou prolongados são proibidos e considerados anormais. A promiscuidade é moralmente obrigatória e a higiene, um valor supremo. Não existe paixão nem religião. Mas Bernard Marx tem uma infelicidade doentia: acalentando um desejo não natural por solidão, não vendo mais graça nos prazeres infinitos da promiscuidade compulsória, Bernard quer se libertar. Uma visita a um dos poucos remanescentes da Reserva Selvagem, onde a vida antiga, imperfeita, subsiste, pode ser um caminho para curá-lo. Extraordinariamente profético, "Admirável mundo novo" é um dos livros mais influentes do século 20.





Comentários

Postagens mais visitadas