A influência da mídia em nossas vidas+ O Mundo Assombrado pelos Demônios

Olá my dears, mein lieber. Como estão? Neste post espero a reflexão de vocês - novamente - sobre a influência de milhões de informações que chegam para nós, a todo instante. Será que devemos acreditar em tudo que ouvimos? Claro que não. Por que? Leiam o meu artigo de opinião e tirem suas conclusões.


(Duas capas da obra O Mundo Assombrado pelos Demônios)

"Alegações extraordinárias exigem provas extraordinárias."
Carl Sagan

No nosso dia-a-dia vemos notícias por toda parte. E a pergunta que pode surgir na mente de algumas pessoas é: Em que, quais e quem confiar? E por esse motivo percebemos o quanto somos vítimas de muitas informações que podem ser apenas sensacionalistas. Citando uma obra - O Mundo Assombrado pelos Demônios de Carl Sagan - que procura discutir e incentivar a criticidade e o ceticismo nas pessoas, observamos o quão frágeis somos diantes da persuasão da mídia.
Uma das armadilhas, como no já citado livro, está a crença em ovnis que sequestram humanos e os usam para experiência sexuais macabras. E as perguntas levantadas são: não poderia ser apenas delírio? Já que pesquisas indicam que nosso cérebro é bem capaz dessa proeza, acrescentando que a maioria dos relatos são fracos e sem argumentos. E se os ets são tão avançados tecnologicamente, por qual motivo eles precisariam de sêmem ou óvulos humanos? Não seriam avançados em biologia e toda a ciência, já que conseguem viajar uma distância enorme? E também, segundo leis da física, precisariam de uma tecnologia planejada para grandes viagens! Então? Não que isso revele que não existam seres em outros planetas, até porque existe bilhões, bilhões... De galáxias! No entanto, as evidências de suas visitas são poucas, existe apenas especulação, ou seja muito 'fala, fala' e nada comprovado.
Além dos casos de extraterrestres, a mídia busca distorcer nossa visão de mundo, com notícias repletas de falácias e parciais; notícias que muitas vezes costumam culpar um só lado ou mostrar um só lado, agindo parcialmente quando envolve política, economia e até esporte.
Diante desses fatos apresentados, vemos o quanto ainda podemos ser manipulados e influenciados por 'rostos bonitos' e 'blá-blá' emocional de pessoas e autoridades. Embora generalizar dizendo que tudo é manipulado é errado. Mas como no nosso país,* os políticos possuem livre acesso a redes de tv, é impossível não imaginar o pior. Será que um dia conseguiremos escapar desse sistema corrupto? De que maneira? Com uma programação sem manipulação, por exemplo. E claro, ensinar a criticidade e ceticismo científico não seria mal ideia. É pedir demais?

*Todos os países podem ser vulneráveis, já que não depende do desenvolvimento, contudo da educação crítica dada as pessoas



Então meus queridos, espero que tenham gostado da postagem, porque fiz com todo carinho. E espero também que pense antes de acreditar algo. Não acredite em teorias mirabolantes conspiratórias, sem que tenham provas. ;)

Obrigada e até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas