Miniconto "Mapeando 1"


(Imagem de Thalya Amancio, 2021).


Mapeando 1


Tenho procurado me firmar. 

Procurado entre as muitas entradas e saídas. 

Mapeando descobertas e perdas. 

E assim vou-me.

E ela foi, com seu pequeno poema em mente, repetido como um mantra. Cansada de fingir ser aquilo que não era. Se ao menos fosse simplesmente fingimento de ser aquilo que era. Uma das partes que ela era. A outra dupla que ela era. Mas não era. Era esconder-se a si mesma. 

Os outros ririam, ela sabia e notava. Deu de ombros a perguntas superficiais sobre si mesma. Pareciam apontar que deveria seguir padrões ou modelos pré-estabelecidos. Não cabia a ela entrar automaticamente nesses espaços, sem ao menos rascunhar, reeditar e rever a si mesma. Não gostava nada de caber ou se limitar. Ainda que... Fizesse às vezes.

"Me olhar como se de fora de uma cerca. Além de mim." Disse em voz alta e carregou consigo olhares. Um em especial a prendeu. O olhar, o corpo e a alma inteira foi até ela. 

"Você já leu A Vendedora de Fósforos?" Inquiriu curiosa. Não era um olhar ou um comentário falso. 

Ela concordou, receosa. Depois de todo julgamento, o estranhamento de encontrar alguém curioso, profundo, que não seguia maquinalmente aos tratados sociais e práticos da vida, era uma velha novidade. Fazia um tempo que não encontrava, para dizer a verdade. 

Os dois entabularam um diálogo. O monólogo acabara. 


(Mapeando 1 de Thalya Amancio)



Eu lendo outros textos escritos por mim (Canal do Youtube)






Comentários

Postagens mais visitadas