Ocupações + Leituras atuais

As ocupações e a vivência/experiência fora da internet e das redes sociais têm apresentado mais oportunidades de me descobrir, embora vim até aqui e escrever ajude muito a refletir sobre mim mesma e sobre todos os sonhos, desejos e tudo aquilo que já almejei e ainda desejo. Esse encontro comigo mesma se faz ainda com a literatura, com a escrita dela e sobre ela. 

Esse blog tem quase oito anos de criação e muito mudei. Muito. Não classificarei em algo positivo ou não, mas eu estou me abstendo de várias escolhas e postagens supérfluas, então, o que vocês, leitores queridos (my dears ou mein liebers, como eu denominava em meados de 2013/2014) têm observado são postagens que considerei necessárias, relevantes ou aquilo que achei bom compartilhar/ escrever, como válvulas de escape e libertação. Contudo, além da falta de tempo, falta às vezes a disposição para escrever. Escrever para um público exige tempo para refletir e estudando sobre isso percebi a importância do cuidado e esforço exigentes. A tarefa da metalinguagem/meta escrita é árdua e demonstra um universo antes desconhecido. 


(Yes, I'm changing... E como bem enfatiza Heráclito, estamos sempre em constante mudança)

Ocupei-me com a escrita de análises e resenhas para outro blog (falecido ELLI), que infelizmente dependia de muito tempo e dinheiro, ao contrário deste, que só precisa do primeiro, felizmente. Por isso, ter a ajuda e contribuição de uma grande amiga (vocês já devem ter visto a análise dela sobre Joker e seu poema autobiográfico) mantém a programação deste espaço. 
Abro esse post com essa rápida explicação e pretendo assumir neste ano como meta escrever, pelo menos, mensalmente para o The Time Constant, principalmente sobre meus projetos, leituras e alguns devaneios. 
Esse é o último ano do meu curso, quando aqui já escrevia, eu ainda era aluna do Ensino Médio e possuía ambições bem diferentes. Obrigada a todos que me acompanharam desde então. 


Minhas leituras atuais 


Como é sabido (acho), não consigo ler só um livro de cada vez, logo, compartilho aqui as impressões de minhas leituras atuais. Perdoem-me a demora.

Carmilla de Joseph Sheridan Le Fanu




Clássico do horror vampiresco e inspiração para outras obras góticas (escrito antes (1872) de Drácula de Bram Stocker de 1897), Carmilla traz uma vampira sedutora, lésbica e sensual, como todo vampiro, além de outras características do gênero e da espécie muito ligada, na época vitoriana, simbolicamente falando, ao lado mais selvagem da humanidade e ao sentido sexual, já que o vampiro simboliza a liberdade de amarras impostas na época - isso explica o sucesso do grande vampiro da época. 
Li Drácula há muito tempo (2013) e depois de ter lido o primeiro da série de Anne Rice (Entrevista com o Vampiro) estou ansiosa para descobrir mais e tentar perceber os detalhes peculiares que marcam essa narrativa com a primeira vampira da História. 


Sodoma e Gomorra (tradução de Fernando Py)

Livro que há tempos tento continuar a leitura, como bem digo sobre outros assuntos, tento engatar a leitura. Mas, eu sempre sou capturada pela narrativa e escrita bem elabora de Marcel Proust. A tentativa do autor em resgatar o seu passado, ficcionalizando boa parte dos acontecimentos e das pessoas - claro, já que não há como se lembrar dos mínimos detalhes do que já aconteceu - suga a atenção, mesmo que desde O Caminho de Guermantes nos vejamos muito mais envolvidos pelas conversas de salões aristocráticos da França, do que pelo lirismo presente nos dois primeiros livros dessa série de sete. 

Série

1.No Caminho de Swann
2.À sombra das moças em Flor (ou na tradução de Mário Quintana que li, À sombra das Raparigas em Flor)
3.O Caminho de Guermantes 
4.Sodoma e Gomorra
5.A Prisioneira
6.A Fugitiva
7.O Tempo Redescoberto






Eneida


Poesia épica de Virgílio com estreira ligação com  Ilíada, já que o personagem Eneias é uma figura que aparece rapidamente na obra de Homero, para depois escapar e fundar Roma. E é sobre a fundação de Roma - e todos os obstáculos para esse fim - que Eneida elege como foco. 
Esta leitura é devotada para um seminário da faculdade. 





Memorial do Convento



Um livro que é meta de leitura no Skoob (rede social para leitores, caso alguém não conheça) e bem, adoro a renovação na escrita e todo sarcasmo e ironia que José Saramago faz em suas obras. Essas são as razões para eu desejar ler, embora nem tenha tanto tempo e não possa ter lido muito nos últimos dias. Entretanto, é meta, tal como Sodoma e Gomorra. 
Neste romance histórico, Saramago vai contar a história de construção de um convento (como bem diz o título), mas a peculiaridade está nos personagens diferentes a que a narrativa abre espaço de voz, desde uma rainha e um rei desesperados para gerar um herdeiro (por isso a promessa de construção de um convento em Mafra), uma bruxa a um maneta. Todos têm sua importância. Pelo que posso perceber, o autor português conseguiu escrever um romance polifônico, aos moldes do que teorizou Mikhail Bakhtin. 





A Magia da Realidade de Richard Dawkins



Tenho uma necessidade e prioridade de ler desde romances a livros científicos e este é o caso. O biólogo Richard Dawkins, também escritor de Deus, um Delírio, escreve aqui sobre a magia, o deslumbramento que a realidade pode nos proporcionar. Não entenda aqui magia como algo sobrenatural e é isso que esclarece o autor desde o início: magia aqui é a sensação da beleza de estar vivo e poder usufruir e apreciar a natureza, as estrelas, o nascer do sol e o pôr do sol. É portanto, a necessidade de se sentir vivo. Não só necessidade, mas o que a visão disso tudo, automaticamente, nos faz sentir. 
É outro livro, como Cosmos e outros de divulgação científica do Carl Sagan, de Dawkins, Stephen Hawking, que buscam elucidar questões sobre a Ciência e nos aproximar desse tipo de conhecimento, com uma linguagem e exemplos mais simples. Nesta linha, eu recomendo fortemente O Mundo Assombrado pelos Demônios de Sagan.



Em uma próxima postagem pretendo recomendar antigas leituras e para mais acompanhamentos, me acompanhem nas redes sociais, principalmente Skoob e Instagram, deixarei abaixo links de posts relacionados a esse, e os links para meus perfis. 

P.S: em uma próxima postagem, resenharei Confissões de Crematório, outra de minhas leituras. Essa merece mais atenção, afinal é de um desafio e também fala sobre um tema que me fascina: a morte. 




Até mais.


Comentários

Postagens mais visitadas