Resenha de um livro que amei + opinião

Olá my dears, mein lieber! Como estão?
Bem, como vocês podem ver hoje é um dia inspirado para mim, já que é a segunda postagem do dia. E aproveitando essa vontade de escrever é que venho falar sobre um livro que me marcou de alguma forma. Obra que ainda não havia comentado no blog.
Uma tarefa complicada, exatamente por ser difícil falar, resenhar e analisar, já que é um dos meus preferidos, pode ser que eu fique cega, no sentido figurado. Quem sabe...

Então vamos lá?



A Elegância do Ouriço

À primeira vista, não se nota grande movimento no número 7 da Rue de Grenelle - o endereço é chique, os moradores são gente rica e tradicional. Para ingressar no prédio e poder conhecer seus personagens, com suas manias e segredos, será preciso infiltrar um agente ou uma agente ou por que não duas agentes?
É justamente o que faz Muriel Barbery em A "Elegância do Ouriço", seu segundo romance. Para começar, dando voz a Renée, que parece ser a zeladora por excelência: baixota, ranzinza e sempre pronta a bater a porta na cara de alguém. Na verdade, uma observadora refinada, ora terna, ora ácida, e um personagem complexo, que apaga as pegadas para que ninguém adivinhe o que guarda na toca: um amor extremado às letras e às artes, sem as nódoas de classe e de esnobismo que mancham o perfil dos seus muitos patrões.






Uma leitura gostosa e adorada por mim. Minha imprensão durante a leitura foi que a escritora Muriel Barbery escreveu minunciosamente e delicadamente. Logo nas primeiras páginas me senti entrelaçada e presa naquela narrativa e posso afirmar que poucos livros me causam isso! Um dos motivos pode ser que A Elegância do Ouriço apresenta personagens bem construídos e verdadeiros. O segundo é que as personagens falavam o que eu escondia no mais fundo do meu âmago. Ou seja, meus segredos estavam imprensos nas páginas do romance. Incrível como vidas tão diferentes podem parecer tão iguais. Eu, morando no Brasil, possuo pensamentos tão parecidos com alguém de Paris!
Já deu para perceber que esta obra é uma das minhas preferidas?! Se não, apresentarei mais motivos do por que recomendo ler.
P.S: pode ser que a leitura seja chata para alguém. Afinal, gosto não se discute.




1º Por que o título do livro?
A autora fez uma ótima escolha ao dar esse título. Especialmente porque se refere a uma personagem: Renée, uma mulher fechada, sisuda e calada que é faxineira de um prédio de pessoas de elite. Cercada por gente mesquinha e egoísta, a única forma que ela ver para não ser julgada por ser inteligente e culta -mais inteligente que muita gente - é se calar e fingir desinteresse - porque não muito diferentemente daqui, Renée por ser de classe média, não pode demonstrar educação e nem inteligência; um estereótipo que ainda persiste. 
Além disso, os ricos não desejam que os pobres sejam tão instruídos quanto eles. E é através das palavras de Muriel que ficamos sabendo do sarcasmo e ironia que a personagem faz questão de revelar - para nós, nobres leitores.

Um ouriço é esse ser coberto de espinhos. Uma comparação figurada com a personagem Renée.



2º Referência ao longo da leitura
Ao longo da leitura percebemos os gostos peculiares de Renée. Fã de Leon Tolstói, o homanageou dando o nome de Leon ao seu gato de estimação. E tantas outras referências: filosóficas, artísticas, literárias e etc.

3º Uma garotinha intelectual que se torna amiga de Renée

Paloma percebe, mesmo com a máscara que Renée usa para se esconder, que por trás de as maneiras graves, elas são muito parecidas e possuem um mesmo valor e qualidade: a vontade viver. Viver de verdade. Não apenas existir.

                     4º Várias questões existenciais e filosóficas
Esse ponto não precisa de explicações, já que vocês devem ter percebido que Renée é apaixonada por artes. E Paloma também claro. Uma garota prodígio, aliás.



Obs: recomendo uma música que acho que combina com a melancolia e nostalgia que senti ao ler o livro.





Sobre a adaptação



Dando uma 'fuçada' como dizem, encontrei um filme que fizeram baseado na obra! Uma ótima oportunidade para quem possui preguiça de ler, não é? No entanto, recomendo que leiam a obra antes. Quem é leitor entende que o livro sempre é melhor, por possuir mais detalhes.
E sobre quem não gosta de ler: não nascemos lendo. Aprendemos ao longo do tempo à apreciar essa arte.

Obs: infelizmente, aparentemente é difícil encontrar um que esteja em português do Brasil. Sinto pena do cinema brasileiro! Não sei como consegui, quase por um milagre, encontrar o livro. Agradeço a biblioteca da minha antiga escola!



Bom, para vocês que leram até o final e até quem não leu, obrigada e até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas