Sobre a Igualdade de Gêneros

Olá my dears, mein lieber. Como estão?
Bom, eu adorei comentar sobre o feminismo na última postagem e por isso trouxe um texto que fiz que tinha como objetivo treinar para o Enem e vestibulares.
Apresento à vocês minha redação sobre a Mulher na sociedade.


 Muito tem-se comentado a respeito da igualdade de gêneros em nosso país e em todo mundo. E a indagação que costuma martelar em nossas mentes é: as mulheres conquistaram mais espaço no mundo? Não totalmente. Porque mesmo com as várias conquistas políticas, econômicas e sociais, ainda impera na sociedade algumas ideias patriarcais. Quais?
Tomando por exemplo, o machismo, mais visível e predominante no meio rural brasileiro e seja onde for, observamos que o sexo feminino continua a ser culpabilizado em muitos casos, como na reprodução, quando a família não gerou meninos, a culpa recai na mulher. Embora de meados da década de noventa até nossa atualidade esse quadro tenha melhorado, muito ainda precisar ser alterado.
Principalmente o tratamento que os homens destinam à elas do tipo: "o seu lugar é na cozinha." Não poderiam estar mais equivocados. O lugar delas pode ser em uma empresa, na política e até nos esportes. Ou seja, em qualquer lugar. Elas são livres para escolher onde desejam utilizar suas habilidades, afinal possuem a mesma capacidade cognitiva e é isso que rege nossa sociedade atualmente.


Outro ponto importante a tratar e destacar o por que da desigualdade, seria a falta de iniciativas governamentais, a fim de conscientizar todas as esferas sociais. O que ocasiona a permanência das ideias: "mulher é o sexo frágil." Aliás essa ideologia foi formada pela própria cultura humana ao longo dos séculos. Tal como afirma Simone De Beauvoir em sua obra O Segundo Sexo.
Diante disso, ações efetivas com o objetivo de reeducar as pessoas seriam: campanhas publicitárias em todos os meios midiáticas - como fez o blog Think Olga com a campanha chega de fiu-fiu - através dos jornais, televisão e internet; convenções que reunam representantes políticos e sociais de diversas localidades e principalmente a união escolar e familiar, trabalhados em conjunto para informar desde criança até o ensino médio sobre o fato. Munidos com informação e educados na tolerância, o povo brasileiro e os diversos povos, entenderão que somos iguais e possuímos o mesmo direito: liberdade.

Comentários

Postagens mais visitadas