Resenhas de minhas leituras e o feminismo


Olá my dears, mein lieber, como vão?
Bom, nesta postagem, como o título infere, vou tratar de resenhar duas leituras que possui ligação com um tema de debates acalorados e polêmicos: o feminismo.






História de Mulheres 



Por toda a história existiram mulheres de todo tipo: sensíveis, bravas, admiráveis, brilhantes, complexas, belas, talentosas e etc. No entanto, houve algo que interligou toda a existência delas: a vontade de liberdade; a vontade e coragem de mudar os paradigmas e dogmas existentes. E por este motivos, elas foram consideradas, na época em que viviam, loucas, por simplesmente pensar diferente e desejar viver em todos os sentidos. 
História de Mulheres une várias biografias de mulheres, que de alguma forma, sofreram, viveram, mudaram e inspiraram outras milhares pelo mundo à correr atrás de sua felicidade.
Uma obra recomendada à todos!






Reflitamos

As mulheres durante séculos foram rechaçadas e excluídas da história humana, apenas por serem mulheres. Deveríamos considerar esse fato estranho, esquisito. Mas o que continua a acontecer? Violência contra elas. 
Aqui mesmo perto de mim, ocorre diversas mortes e violações. E por qual motivo? 
Eu respondo-lhes: o condicionamento da sociedade! 

Já que nos consideramos tão avançados, porque não avançar nas ideologias? Por que não mudar? Tirar essa ideia antiquada de que 'lugar de mulher é em casa, cuidando dos filhos e do marido.'  
Eu bem sei que daqui a pouco pode surgir algum comentário maldoso contra mim por discutir sobre esse tema. Alguns dirão que sou comunista por desejar mudar minha realidade. Tenho pena dessas pessoas. Só isso.
Se falar sobre isso é ser esquerda, não consigo imaginar o que é ser direita. Afinal o que é certo? Os dois lados podem estar errados. Ou seja, desejar igualdade entre sexos não é obrigatoriamente ser de um lado. Lógico que existe aquelas que se denominam 'Feministas' e não são Feministas. Vocês me entendem? Em todo movimento social e político, há aqueles que estão ali e não compreendem o real sentido de estarem ali. Estão ali apenas para se exibirem. Sempre existe aqueles que sujam os movimentos. 



Feminismo é um movimento político, filosófico e social que defende a igualdade de direitos entre mulheres e homens.



(Por que não?)



Por que não conseguimos imaginar as mulheres como protagonistas da história? 
Provavelmente porque incutiram e enalteceram em nossas mentes as diferenças entre os gêneros e o quanto as mulheres são frágeis. 
Certo, existe diferenças, mas o que dizer da fragilidade? 
Quem afirmou e afirma isso, com certeza não entende de história, pois existiram tantas mulheres independentes, poderosas, más e tantas mais. Muitas foram praticamente apagadas da história, como Hipácia, cientista e cuidadora de um dos tesouros perdidos, a Biblioteca de Alexandria, morta por cristãos, porque eles consideravam-na perigosa, por ter conhecimento que achavam pagão. A intolerância, como sempre, cegando as pessoas.

A Mulher Desiludida




Por muitas vezes - ou na maioria das vezes - as mulheres são enclausuradas pelo regime da sociedade; pelas regras que a sociedade dita. 
E é sobre a tristeza que uma mulher sente ao se deparar com a traição de seu marido, que dá título a esta obra, que o mesmo foca. 
Três contos compõem A Mulher Desiludida.
O primeiro é acerca da velhice e o passar do tempo.
Já o segundo é um Monólogo de uma mulher que chora e grita - mentalmente - por causa de sua solidão. 
E o último e melhor, como já dito, é sobre a descoberta da traição e falta de lealdade, e de como a protagonista definha ao se deparar com a realidade dura: tudo que fizera e sonhara, era uma ilusão. 
Não é por pouco que este livro é aclamado pela crítica, como um clássico do Feminismo. 
Simone de Beauvoir soube descrever claramente o que nós mulheres passamos. A prisão que nos prende e nos impede de sonhar. 
Por vezes chorei por entender piamente o que as personagens sentiam.
Recomendadíssimo! 



Obs: abaixo alguns discursos sobre feminismo.





https://www.youtube.com/watch?v=fyOubzfkjXE


Meus queridos, desejo que vocês tenham gostado do post. 

Saibam que faz algum tempo que almejava escrever sobre esse tema. E saibam também que não somos, somente nós mulheres, que formos aprisionadas em nossa existência. Os homens também são obrigados a ser ou agir da forma que 'leis' e normas regem. 
Por que não se rebelar contra as amarras? Temos direito de ser quem quisermos ser. 
Não deixemos que nos definam.

"Tantos padrões, imposições afastam de encontrar nossa própria essência. "
Sublimação por Scalene 

Obrigada pela atenção e até mais.

Comentários

  1. Hey!
    Ahhhh, como faz um bom tempo que eu quero escrever sobre o feminismo no meu blog! Sou feminista e tudo tudo que eu estava precisando era ler bons livros relacionados ao tema!
    Ótimo tema e ótimas recomendações!

    Beijos! Espero sua visita no meu blog :D
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hey, Luiza!
    Também sou feminista por isso a fascinação pelo tema! (rs)
    Igualdade sempre! :D
    Bom, agradeço pela visita e a o tempo que tirou para ler minha postagem ^_^
    Vou visitar sou blog, com toda certeza!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas