Um pouco sobre Steampunk



Já passou por sua cabeça que não usamos aquelas roupas que alguns filmes- como De volta para o futuro II- mostram que usaríamos nesses anos. E as tecnologias: ainda não existem skates voadores como no filme.
E vocês já pensaram por curiosidade o que significava aquelas tecnologias que imaginavam muito a frente de sua época?
Se não, quer conhecer sobre Steampunk? É isso mesmo, esse é o gênero de alguns filmes de ficção científica que mostram tecnologias inimagináveis.
Primeiro vocês devem estar se perguntando o que é isso? É de comer? (risos)
Não é (risos)
Vamos para a explicação?
Let’s Go babys! 




Steampunk é um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real.
Steam é vapor em inglês- surpresa?- há muito vem se popularizando em filmes, desenhos- animes, não aceito que os englobem em desenhos!- e principalmente o grande percussor desse estilo, os livros.
Apesar de várias obras agora consideradas como fundadoras do gênero terem sido publicadas nos anos 1960 e 1970, o termo "steampunk" se originou no final dos anos 1980 como uma variante de "cyberpunk". As histórias do "steampunk" prototípico eram essencialmente contos cyberpunk ambientados no passado, usando tecnologia da era do vapor em vez da ubíqua cibernética do cyberpunk, mas mantendo as atitudes "punkistas" dessas histórias em relação a figuras de autoridade e à natureza humana. Originalmente, como o cyberpunk, o steampunk foi tipicamente distópico, geralmente com temas de noir e ficção pulp, como uma variante do cyberpunk. À medida que o gênero se desenvolveu veio a adotar mais um apelo utópico das sensibilidades dos romances de ficção científica do século XIX.
A ficção steampunk se foca mais sobre a tecnologia real, teórica ou cinemática da era vitoriana (1837-1901), inclusive motores a vapor, aparelhos mecânicos, e a Máquina diferencial. Apesar de muitas obras steampunk serem ambientadas em cenários vitorianos, o gênero tem se expandido até para cenários medievais e geralmente passeia pelos domínios do terror e da fantasia. Várias sociedades secretas e teorias conspiratórias são geralmente apresentadas, e alguns steampunks incluem elementos significativos de fantasia. Além disso, há frequentemente influências lovecraftianas, ocultistas e góticas.

As origens do steampunk remontam às obras pioneiras de ficção científica de Júlio Verne, H.G. Wells, Mark Twain e Mary Shelley, entre outros. Cada um destes autores escreveu obras apresentando tecnologia avançada e ambientada no século XIX ou início do século XX. Apesar de estes livros poderem ser classificados como steampunk hoje em dia, isto não é um rótulo exatamente correto, já que eles eram, na época de sua publicação, ambientados na época contemporânea.

Bom, seria melhor aprender assistir filmes do que lendo? Bom para quem é preguiçoso, sim. Mas, para quem gosta de leitura e mais detalhes eu indico ler livros. Porém para aquele fim de semana que inspira preguiça é melhor filme (risos)
Por isso vou passar alguns filmes até divertidos e alguns talvez tenham o livro, então para se aprofundar indico ler e assistir- por sinal o que sempre faço. E para quem como eu que ama ou gosta de Animes eu posso indicar “Full Metal Alchemist” que fala sobre a busca do Elixir da Longa vida pelos Alquimista- acho que o nome do anime denuncia. Embora não tenha lido nenhum livro sobre esse gênero, prometo ler e depois postar uma resenha ;)
Filmes Steampunk
-Sucker Punch- como uma ótima trilha sonora e efeitos de ação de tirar o fôlego, além de aquele ar dramático.

-De volta para o futuro II – e se quiserem assistir os outros indico também, sou fã dessa série de filmes.
-A volta ao mundo em 80 dias
-Van Helsing 

Existem muitos outros, mas esses são os mais conhecidos -- e os que eu consegui lembrar.
Então não é preciso muito para aprender sobre esse assunto, basta sair um pouco do comodismo
 ;)
Beijos my dears e até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas